Notícia


2/3/2017 | Notícia

A SCHRÉDER ILUMINA O NOVO ESTÁDIO DO MTK BUDAPESTE, O PRIMEIRO NA EUROPA ORIENTAL A SER ILUMINADO EXCLUSIVAMENTE POR TECNOLOGIA LED


O novo estádio Nándor Hidegkuti, em Budapeste, foi inaugurado em 13 de outubro com uma partida de gala entre a equipa da casa, o MTK Budapest, e o Sporting Clube de Portugal.
O MTK Budapest é um dos clubes de futebol mais dominante do país e o estádio original, que tinha sido construído em 1912, já não apresentava as condições necessárias para os parâmetros atuais.
O estádio foi completamente demolido em 2015 dando lugar a uma nova e moderna estrutura para receber competições internacionais e criar uma experiência de primeira classe para os praticantes e espetadores. As novas instalações, com o nome de um dos jogadores lendários da Hungria, Nándor Hidegkuti, estão localizadas no mesmo local do estádio anterior, o coração do 8º distrito de Budapeste. É capaz de acomodar até 6000 espetadores e tem uma classificação de categoria 3 da UEFA.

A iluminação desempenha um papel crítico no sucesso de qualquer local desportivo e por isso os gestores do estádio queriam a mais recente tecnologia em iluminação desportiva. Queriam uma solução que fornecesse a melhor qualidade de luz dentro do campo, garantindo condições perfeitas para os jogadores e os adeptos. Também queriam uma solução que pudesse oferecer a possibilidade de criar efeitos dinâmicos de iluminação para dar vida ao estádio durante os jogos e criar um novo foco de entretenimento. Como o estádio é para ser utilizado em jogos de futebol internacional, a iluminação tinha de cumprir os critérios impostos pela UEFA e FIFA, bem como os níveis exigidos para a transmissão de TV de alta qualidade (mais de 1.500 lux).

O OMNIblast revelou-se ideal para este novo estádio. Fornece os níveis de iluminação necessários para partidas nacionais e internacionais com a emissão mínima de luz invasiva, fator de extrema importância uma vez que o estádio está localizado no coração da paisagem urbana da capital húngara.
Para evitar qualquer sobreaquecimento as óticas são de silicone, fornecendo a iluminação ideal em todos os momentos. Garantem um controlo de brilho perfeito, um índice de restituição cromática elevado (CRI) e índice consistente de iluminação de televisão (TLCI-88), bem como ausência de cintilação da iluminação para fornecer imagens vívidas nos televisores dos adeptos que assistem via TV.

No total e ao longo de toda a cobertura foram instalados 216 OMNIblast 3. Os projetores são controlados pelo protocolo DMX, que permite que cada equipamento seja ligado e desligado individualmente ou sincronizado em espetáculos de luz, para criar iluminação dinâmica de entretenimento antes, durante e após as partidas. É possível projetar as cores da equipe da casa, mudar a iluminação, quando é marcado um golo e até mesmo sincronizar a iluminação com a música quando ocorrem ações específicas.

A iluminação artificial também pode ser reduzida para se adaptar a outros eventos que ocorrem no estádio, por exemplo sessões de treinos. Esta flexibilidade também possibilita à gestão utilizar o estádio para eventos não desportivos (como concertos) e assim gerar receitas adicionais.

Sendo o primeiro estádio da Europa Oriental a ser iluminado exclusivamente por projetores LED, o novo estádio Nándor Hidegkuti é um dos mais inovadores e um novo marco icónico na paisagem de Budapeste.

A Schréder em colaboração com o empreiteiro de instalação, Elios Innovativ Zrt, forneceu uma solução completa de iluminação que cumpre todos os critérios de transmissão TV HD da UEFA oferecendo o menor custo operacional total em comparação com outros sistemas tradicionais de iluminação desportiva.

 

 

Copyright © 2016, Schréder Brasil, All rights reserved.

Contato

vendas@schreder.com.br

+55 19 3856-9680

+55 19 3856-9681

Rua Iracema Lucas (antiga Rua Parsch), 415
Distrito Industrial
Vinhedo - SP

Fonte: SCHRÉDER