Notícia


4/11/2018 | Simpósio

Lipari Mineração - 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante


A Lipari Mineração, Membro da Belgalux participou e patrocinou o 7º Simpósio Brasileiro de  Geologia do Diamante realizado no Centro de Conferências do Hotel Deville, em Salvador, Bahia, entre os dias 4 a 7 de novembro de 2018.

É especialmente oportuno que o 7º Simpósio seja sediado no Estado da Bahia, que é o maior produtor de diamantes no Brasil, e onde está localizada a primeira mina comercial de diamantes no Brasil, que foi desenvolvida a partir de um depósito de kimberlito, a rocha fonte dos diamantes. O Simpósio deste ano também marcou o 25º ano desde a realização do primeiro Simpósio deste gênero, que ocorreu no Estado do Mato Grosso em 1993.

A conferência adotou quatro temas principais durante as sessões técnicas a seguir:

  • Focar no potencial diamantífero do Brasil;
  • Destacar novas tecnologias e conhecimentos que possam impactar positivamente os produtores e exploradores de diamantes no Brasil;
  • Ministrar opiniões de especialistas sobre o mercado de diamante e diferentes abordagens sobre como os produtores podem otimizar as vendas;
  • Oferecer apresentações sobre vários seguimentos disponíveis para financiar projetos de exploração e desenvolvimento de diamantes no Brasil.

A conferência proporcionou uma visita de campo à mina de diamante Braúna, que é a maior produtora de diamantes do Brasil e a primeira mina comercial de diamantes da América Latina, desenvolvida a partir de sua fonte primária, o kimberlito.

A Comissão Organizadora do 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante teve o prazer de anunciar o programa de minicursos, oferecido pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA/IGEO) e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), disponível para os participantes interessados, realizados nos dias que antecederam o simpósio.

O patrocínio generoso tem sido a chave para o sucesso dessas conferências. A comissão organizadora agradece toda manifestação de interesse dos patrocinadores do 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante. 

O Comitê Organizador

 Fotos:

http://www.simposiododiamantebahia.com.br/fotos-da-manha/

http://www.simposiododiamantebahia.com.br/fotos-da-tarde/

 

Sobre a Lipari:

 
 

Sobre nós

Lipari Mineração Ltda. é uma empresa brasileira de mineração privada, que possui e opera a Mina de Diamantes Braúna, situada no município de Nordestina, Estado da Bahia, Brasil. A Mina Braúna é a primeira mina de diamantes da América do Sul, desenvolvida a partir de um depósito de kimberlito, a rocha fonte primária de diamante.

A Lipari tem uma equipe de gestão experiente que passou a maior parte de suas carreiras na indústria de mineração de diamantes. A Companhia emprega direta e indiretamente mais de 300 pessoas, a maioria proveniente de Nordestina e comunidades vizinhas. A empresa está comprometida com o desenvolvimento sustentável de suas operações e mantém um forte compromisso com a comunidade local onde opera.

http://lipari.com.br/

 

Fonte: Comitê Organizador