Notícia


16/12/2016 | Negócios

Novo capítulo nas relações entre a União Europeia e Cuba


Novo capítulo nas relações entre a União Europeia e Cuba

Brasília, 13 de Dezembro de 2016

A União Europeia e Cuba assinaram ontem, pela primeira vez na história, um Acordo de Diálogo Político e de Cooperação. O acordo foi assinado pela Alta Representante para Política Externa e de Segurança da União Europeia e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla. O documento estabelece as bases do novo quadro jurídico para as relações UE-Cuba e irá reforçar o diálogo político, melhorar a cooperação bilateral e desenvolver iniciativas e ações conjuntas entre a UE e Cuba nas instâncias multilaterais.

O acordo apoiará o processo de transição da economia e sociedade cubanas, promoverá o diálogo e cooperação para incentivar o desenvolvimento sustentável, a democracia e os direitos humanos, e propiciará soluções compartilhadas para superar os desafios globais.

Ao assinar o documento, Federica Mogherini declarou: "Estamos verdadeiramente num ponto de transformação nas relações entre a UE e Cuba. Juntos, estamos avançando em direção a uma parceria mais forte e construtiva, que reflete os fortes laços históricos, econômicos e culturais que unem a Europa e Cuba. Através desse novo acordo, a UE está disposta a apoiar o processo cubano de modernização econômica e social, e espero que sigamos sempre avançando nas nossas relações bilaterais".

Para informações adicionais, entrar em contato com:

Delegação da União Europeia no Brasil

Humberto NETTO, Assessor de Imprensa

+55 (61) 2104.3119, Humberto.netto@eeas.europa.eu


Fonte: Delegação da União Europeia no Brasil