Notícia


17/7/2018 | Artigo

Patrimônio Belga no Brasil - Vitrais do belga François Urban / Imigração belga nos holofotes


Imigração belga nos holofotes

François Ferdinand Urban, nascido em 16 de julho de 1919, em Londres na Inglaterra - provavelmente no exilio durante a primeira guerra mundial-, é filho do artista belga François Frank Urban. Chegou no Brasil, com seus pais e irmãos em 1934.  A família estabeleceu-se em São Paulo onde seu pai desenhou vitrais para a Casa Conrado. Quando foi convidado para assumir a gerência do departamento de artes da Casa Genta, na cidade de Porto Alegre, ele propôs a tarefa a seu filho. Assim, François Ferdinand mudou-se para a Casa Genta e, como havia feito seu pai, introduziu seus filhos mais velhos, Jorge Urban e Nelson Francisco Urban na arte dos vitrais.  Estes, desenvolveram a atividade até a morte do pai, em 1978, de câncer. François Ferdinand exerceu as atividades de desenho, pintura e criação de projetos, porém poucos contém a sua assinatura, pois a Casa Genta não o deixava assinar muitas obras.

A sua filha Elisabeth, que vive no Brasil, nos informou por escrito, sobre alguns dos seus projetos:

  • As obras na Catedral de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul, na divisa com o Uruguai.
  • Na serra gaúcha, os vitrais nas catedrais nas cidades de Taquara, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias...
  • Fez também mosaicos, como o hall de entrada da Igreja de Padre Réus em São Leopoldo. Este trabalho possui 12 metros de altura e, aproximadamente 30 metros de comprimento. Todos foram feitos manualmente em pastilhas e é considerado muito lindo.
  • Na Igreja Santa Terezinha, na rua Ramiro Barcelos em Porto Alegre, fez os vitrais modernos com vidros colados, já sem o chumbo utilizado anteriormente. Também realizou vitrais em residências, como na casa do escritor gaúcho Érico Verissimo. Na mesma cidade, Igreja Metodista Wesley possui um vitral com a sua assinatura.
  • Em Santa Catarina, fez os vitrais das Catedrais de Tubarão, Blumenau, Joinville, Itajaí e Lajes, estes em chumbos mais antigos.
  • Ele tem 2 vitrais no aeroporto internacional de Florianópolis.  Um encontra-se no restaurante e o outro na torre de comando. Estes possuem a sua assinatura e são de arte moderna, sem chumbo, e de material resistente à raios e trovões, ou seja, blindado.

Será que os leitores deste artigo, que vivem nas cidades citadas acima, poderiam me enviar fotos destes projetos e informações adicionais? Desde já agradeço a sua contribuição para  a continuidade da documentação sobre  o patrimônio belga no Brasil.

Mais informações: http://belgianclub.com.br/pt-br/creator/urban-fran%C3%A7ois-ferdinand-1919-1978

 

 

Pintura de Ad. H. van Emelen - Coleção Particular

Da Louvaina para São Paulo


No mês de setembro de 2018, será lançado o livro “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo” da minha autoria, que revela a sua biografia e divulga suas obras mais significativas, produzidas tanto em seu país de origem como no Brasil.Aguarde mais detalhes.

Agradecemos os patrocinadores deste projeto, as empresas Impextraco Latin America Comércio e Indústria de Produtos para nutriçãoKatoen Natie Do brasil Ltda., Parafix Indústria e Comércio de Fitas Adesivas Ltda., Peróxidos do Brasil Ltda. e Rhodia, Solvay Group

Atenciosamente,
Marc Storms, Coordenador Patrimônio belga no Brasil, marc.storms@gmail.com

 

Apoie o mapeamento histórico e cultural da atuação das empresas belgas no Brasil

 

Empresas belgas deixaram e ainda deixam traços materiais de suas atividades e criatividade no Brasil. Referimos-nos, entre outros, à pontes, estradas de ferro, estações e material rodante ferroviário, ladrilhos e azulejos, vitrais e esculturas.

Um inventário dessa herança histórica está sendo criado e pode ser visto no site do Belgian Club Brasil em http://www.belgianclub.com.br. Novas descobertas estão constantemente sendo incluídas no site.

Esta iniciativa tem sido apoiada por trabalho voluntário como por exemplo traduções, edições de textos e fotografias, e patrocinadores. Estamos muito agradecidos à EngieRhodia Grupo Solvay e Barry Callebaut, nossos patrocinadores atuais. Gostaríamos muito de contarmos, em breve, com o nome e logotipo da sua empresa no site. Mais e detalhadas explicações sobre nossa política de patrocínio podem ser encontradas na página http://www.belgianclub.com.br/pt-br/patrocinador.

 

Copyright © 2018 Patrimônio belga no Brasil, All rights reserved.
Sejam bem vindos na lista do eBoletim!

Sejam bem vindos na lista do eBoletim! 

Patrimônio belga no Brasil

Rua Cubatão 439 apt 11

São Paulo, SP04013-041

Brazil


Add us to your address book


Fonte: Patrimônio Belga no Brasil