Bélgica destaca inovação em saúde e cooperação internacional no evento “Conexões Globais para a Inovação em Saúde: Doenças Raras”

A Embaixada da Bélgica em Brasília participou com orgulho do evento internacional “Conexões Globais para a Inovação em Saúde: Doenças Raras”, realizado em 9 de julho de 2025, no B Hotel, a convite da Frente Parlamentar de Inovação Tecnológica em Doenças Raras (iTEC Raras), presidida pela deputada Rosângela Moro.

A iniciativa, liderada pelo Parlamento brasileiro, reuniu representantes de 16 países com o objetivo de promover o intercâmbio técnico e diplomático sobre políticas públicas e soluções inovadoras para o enfrentamento das doenças raras — um desafio global de saúde que afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo.

O Embaixador Peter Claes, contribuiu para o debate destacando a experiência da Bélgica como líder europeia em inovação, com um ecossistema avançado em biotecnologia e saúde digital. O país compartilhou boas práticas sobre registro nacional de pacientes, triagem neonatal, centros de referência e educação médica continuada. Também reforçou o interesse em estreitar parcerias com o Brasil nas áreas de pesquisa genômica, digitalização da saúde e desenvolvimento de medicamentos órfãos.

O painel contou ainda com a participação da empresa biofarmacêutica belga UCB, representada por sua General Manager no Brasil, Cynthia Diaféria, que apresentou as iniciativas da empresa voltadas à inovação e ao acesso a tratamentos para doenças raras. A UCB é um exemplo do dinamismo da indústria belga, que investe fortemente em P&D e na transformação digital da saúde, com foco na qualidade de vida dos pacientes.

A presença da Bélgica no evento reforça o compromisso do país com a diplomacia científica e com a promoção de soluções colaborativas e sustentáveis para desafios complexos da saúde global.